O Programa de Pós-Graduação em Metafísica (PPGμ) se origina do trabalho desenvolvido há anos por diferentes grupos de pesquisa, em vários Departamentos e Programas de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, por professores que, embora em sua grande maioria vinculados à área de Filosofia, possuem formação e atuação lata e multidisciplinar. A diversidade de perfis, formação e experiência dos docentes se reflete numa rica diversidade na produção intelectual destes e projeta o PPGμ como um núcleo de pesquisa centrípeto que visa a formação de pesquisadores capazes de oferecer um contributo de grande impacto e inovador não só para a Universidade em si, mas também para de Filosofia.

A Comissão de Área de Filosofia da CAPES recomendou o Curso de Mestrado em Metafísica em dezembro de 2015 com nota 3 e atribuiu nota 4 na avaliação Quadrienal 2013-17.