O Curso de Doutorado em Metafísica oferece uma titulação na área de Filosofia. O objetivo do curso é garantir um conhecimento dos principais temas, problemas e obras que constituem os estudos em Metafísica, com destaque para a interação destes com outros campos disciplinares das ciências humanas e sociais.

Os discentes são supervisionados por um professor-orientador, responsável por acompanhar o desenvolvimento da pesquisa e a formação do doutorando. Durante os 8 semestres letivos regulares, precisa-se perfazer pelo menos 24 créditos em disciplinas. O currículo é flexível, composto quase que exclusivamente de disciplinas optativas, de modo a assegurar que o discente possa delinear um itinerário específico para a sua pesquisa. É facultado, de acordo com as necessidades da pesquisa, que até metade dos créditos em disciplinas sejam cursados noutros programas da Universidade de Brasília.

Até o terceiro semestre letivo, o discente é submetido a uma qualificação, exame final da disciplina “Seminário de Orientação”, no qual uma banca constituída por 3 professores do Programa avaliam o projeto final de Tese.

A última etapa do curso é a apresentação de uma Tese, que varia normalmente entre 40 e 50 mil palavras, defendida perante uma banca composta por 5 docentes. A Tese deverá integrar uma das duas linhas de pesquisa do curso, tratar de um ou mais problemas da Metafísica, demonstrando, além do conhecimento das premissas histórico-conceptuais e metodológicas do debate filosófico pertinente ao tópico pesquisado, uma contribuição original que aprofunde ou amplie o campo de pesquisa da área.