O Programa de Pós-Graduação em Metafísica realiza a partir do ano de 2020 sua seleção para ingresso em fluxo contínuo. Isso significa que você poderá apresentar sua candidatura a qualquer momento. Fizemos isso para permitir que você se candidate ao curso no momento exato em que se sentir pronta ou pronto para isso.

 

Se deseja se candidatar a uma vaga no Curso de Doutorado, precisará ter concluído um curso de Mestrado (em qualquer área), ou estar no último semestre do curso de Mestrado, ou já ter concluído um curso de Doutorado (em qualquer área).


Além de seu Currículo na Plataforma Lattes, solicitamos um Projeto de pesquisa, com no máximo 4.000 palavras, no qual mostre o seu conhecimento acerca do debate filosófico em um ou mais temas e problemas da Metafísica, sugerindo-nos uma contribuição original.


Vamos pedir a comprovação de que você possui conhecimento intermediário em língua inglesa. No Edital há uma lista de Diplomas/Certificados/Declarações de proficiência em língua estrangeira que o Programa aceita como comprovação. Caso não possua ainda o diploma ou certificado, terá 12 meses para apresenta-lo à Secretaria após sua matrícula.

 

Será também necessário comprovar sua capacidade de publicação científica, por este motivo solicitamos o envio da cópia de pelo menos um artigo ou um livro publicado nos últimos 5 anos.


Será preciso pagar uma taxa de R$ 75,00 para a inscrição. O pagamento é feito por GRU. Veja as instruções de como gerar a GRU no Edital.

 

Depois de reunir toda a documentação solicitada no Edital, faça sua inscrição via plataforma de inscrições do Decanato de Pós-Graduação da UnB, disponível no link www.inscricaoposgraduacao.unb.br.

 

Após a tua inscrição ser homologada, haverá uma Avaliação do Projeto de Pesquisa, na qual analisaremos a tua proposta de estudos. Se você for aprovado nesta fase, realizaremos então uma Prova Oral, isto é, uma entrevista que poderá ser realizada aqui na UnB ou à distância se você não residir no Distrito Federal.

 

Por fim, haverá uma Avaliação de currículo acadêmico, apenas classificatória, na qual a tua trajetória acadêmica será avaliada a partir da análise de teu Currículo Lattes e dos documentos comprobatórios que você nos mandou na fase de inscrição.

 

Este Roteiro é apenas um tutorial. Não deixe de ler com cuidado o Edital para ter instruções mais precisas a respeito da seleção.

 

Para qualquer dúvida, não hesite em nos procurar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Docentes credenciados para orientações de Doutorado

 

  • Linha de Pesquisa: Origens do Pensamento Ocidental

  

Aldo Dinucci é Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Sergipe e estudioso da sofistica e do ceticismo antigo. Coordena a seção sergipana da Cátedra UNESCO Archai.

 

Delfim Leão é Professor do Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra, Portugal, diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra e tem se dedicado ao estudo da semântica e pragmática da arte, com experiência de duas décadas, como ator, encenador e investigador, na área do teatro antigo. Tem colaborado com a Universidade de Brasília em várias frentes, tanto editoriais como de investigação. É atualmente Presidente da International Plutarch Society (2014-2017) e coordenador, juntamente com Lautaro Lanzilotta, da série 'Brill's Plutarch Studies'.

 

Gabriele Cornelli é professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Coordena a Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental da Universidade de Brasília (www.archai.unb.br). É editor-chefe das revistas Archai e Plato Journal. Foi presidente da International Plato Society (2013-16), da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2011-13) e da Sociedade Brasileira de Platonistas (2008-10). Publicou livros, artigos e capítulos de livros dedicados a Platão e ao Platonismo, tendo já coordenado diversos projetos de pesquisa sobre o tema. É Editor da coleção Archai (Annablume/Imprensa da Universidade de Coimbra), da coleção Cátedra (Paulus), da coleção Filosofia e Tradição (UNESCO Brasil) e da prestigiosa coleção Brill's Plato Studies Series (Brill). É também Membro do Conselho dos Diretores Generais da coleção Classica Digitalia (Imprensa da Universidade de Coimbra) e da coleção "Temi metafisici e problemi del pensiero antico. Studi e testi", coleção fundada por Giovanni Reale (Ed. Vita e Pensiero, Milano) e da revista Méthexis (Brill). Publicou mais de 100 artigos científicos e 30 livros. 

 

Giovanni Casertano recebeu a outorga do título de Doutor Honoris Causa da UnB por causa da intensa e ininterrupta colaboração, que já dura mais de uma dêcada, com a Universidade e, mais especificamente, com a Cátedra UNESCO Archai. Publicou mais de 20 livros sobre Platão, além de inúmeros artigos e traduções de diálogos platônicos. Sete livros de sua autoria estão traduzidos no Brasil, sendo atualmente um dos autores mais influentes na formação de novos pesquisadores da área. Sua experiência de pesquisa e formação de recursos humanos nos estudos platônicos é inestimável. (In Memorian)

 

Henrique Modanez de Sant'Anna é Professor Associado de História Antiga na Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História pela mesma instituição, participou do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior (PDEE-Capes) na UC Berkeley sob orientação de Erich Gruen, tendo obtido, seis anos após seu doutoramento, bolsa do Programa Fulbright para Pesquisadores Visitantes (Junior Faculty Member Award) na Universidade Cornell. Foi, ainda, Jovem Pesquisador na Fundação Hardt para o estudo da Antiguidade Clássica (Suíça), Fellow em Estudos Helênicos e Associado Visitante em Estudos Helênicos no Harvard Center for Hellenic Studies (Washington, D.C.), além de pesquisador colaborador no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Coordenador do PEMAC-UnB (Projeto de Estudos Militares na Antiguidade Clássica), ministra regularmente cursos sobre história antiga (Os Gregos Antigos; Os Romanos Antigos; Introdução à História do Egito Antigo; Império Romano; História Militar na Antiguidade) e possui como principais áreas de interesse a história político-militar na Antiguidade Clássica e a recepção do passado greco-romano em obras de historiadores britânicos e lusófonos na segunda metade do século XIX.

 

Luca Jean Pitteloud é Professor de Filosofia Antiga do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), com Pós-doutorado em Filosofia Antiga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PDJ CNPq 2015), pela Universidade Federal do Pará (PNPD CAPES 2014-2015) e pela Universidade de Brasília (PNPD CAPES 2013-2014) na Cátedra UNESCO Archai: as origens do pensamento ocidental. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Metafísica (Aristóteles, Platão e Alexandre de Afrodísias), Ética, Psicologia (o problema da relação entre a alma e o corpo na história da Filosofia), a Filosofia helenística (Ceticismo e Epicurismo) e o Neoplatonismo (Plotino). Suas pesquisas atuais resolvem a questão da alma no "Timeu" de Platão, o princípio da não contradição e os argumentos regressivos em Platão e Aristóteles. Seu livro, La séparation dans la métaphysique de Platon foi publicado em dezembro 2017 pela editora Academia Verlag (Plato International Studies). Editor (com Evan Keeling) do volume Psychology and Ontology in Plato(Springer, Philosophical Studies Series, 2019).

 

Rodolfo Lopes é colaborador do PPG-Metafísica (UnB). Atua nas áreas de Filosofia Antiga, especialmente Platão, e ensino do Grego para alunos de filosofia.

 

Rodrigo Brito é Doutor em Filosofia pela PUC-Rio (2011-2013). Pós-Doutorado em Filosofia pela University of Kent - UK (2015). No momento, vem cursando o Doutoramento em Linguística pela UFJF (2018-atual). É professor de História da Filosofia Clássica e Helenística na UFS (2013- atual). Atua em pesquisas e traduções de fontes primárias nas áreas de História da Filosofia Helenística e Tardo-Antiga, notadamente Ceticismo Pirrônico e Estoicismo. Publicou pela EDUNESP duas traduções de obras de Sexto Empírico em parceria com Rafael Huguenin (Contra os retóricos: 2013; Contra os gramáticos: 2015) e vários artigos sobre o tema. É membro dos grupos de estudo: ARCHAI-UnB (Filosofias Helenísticas e Tardo-antigas: recepção e dialética); GEFIL-UFS (concepções antigas de linguagem); Laboratório de Estudos Hum(e)anos-UFF (da Filosofia Política e das crenças); Diáspora Atlântica dos Sefarditas-UFS (as correntes e temas filosóficos que perpassam a obra de Abraham cohen de Herrera).

  

Silvio Marino possui Doutorado em Scienze Filosofiche (Filosofia Antica) - Università degli Studi di Napoli "Federico II" (2010), durante o qual estudou a Paris, no CNRS de Villejuif U.P.R. 76, sob a orientação do Prof. Michel Narcy (2009-210). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga. É membro da Società Filosofica Italiana e collabora com o departamento de Filosofia da Università degli Studi di Napoli Federico II como “cultore della matéria”. Tem experiência na área de Filosofia Antiga, com ênfase em Filosofia Pré-Socrática e Platão, se interessando principalmente pelos seguintes temas: Diálogo platônico, Medicina antiga do Corpus Hippocraticum, Politica, Antropologia, Sofística, Paradigmas científicos do V e do IV século a.C. estética, semântica e semiótica aplicada ao pensamento platônico e à "teoria das ideias". Foi pós-doutorando de Filosofia Antiga nas Universidades de São Paulo (USP) e de Campinas (UNICAMP), sob a supervisão dos Professores Marco Zingano e Fátima Évora. Faz parte do grupo de pesquisa ARCHAI.

 

  • Linha de Pesquisa: Ontologias Contemporâneas

  

Benedetta Bisol é Professora Adjunta da Faculdade de Educação (filosofia da educação) da UnB (Brasília) e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma faculdade (linha de pesquisa: Estudos Comparados em Educação - ECOE) e do Programa de Pós-Graduação em Metafísica. Possui laurea em Filosofia (Università degli Studi di Padova, Itália - 1998), doutorado em Filosofia (Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha, 2008, revalidado pela UFRJ) e habilitação para a docência de filosofia moral (abilitazione scientifica nazionale, Itália - 2014). Foi pesquisadora colaboradora nas Universidades LMU Munique e Humboldt em Berlim (Alemanha). Realizou estágio pós-doutoral como bolsista CAPES (2014-2018) no Departamento de Filosofia da UnB. Foi professora visitante do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UnB (2018-2020). Tem experiência na área de educação e filosofia (filosofia moral e política, bioética e ética da tecnologia). A sua pesquisa atual foca no modelo educacional da educação baseada em evidência e no papel da filosofia no contexto das ciências da educação, assim como no papel da filosofia na construção de saberes e práticas para a educação em época de pandemia.

 

Enrique Huelva Unternbäumen possui mestrado em Filologia Germânica, Filologia Hispânica e História e doutorado em Linguística pela Universidade de Bielefeld (Alemanha), onde atuou como professor de Filologia Hispânica entre 1997-2002. Desde 2002 está vinculado ao Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB, ministrando aulas no curso de graduação em Letras (Licenciatura em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-americana) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Sua produção acadêmica está relacionada especialmente ao estudo do vínculo entre gramática e cognição e do processo de ensino-aprendizagem de línguas. Na UnB, foi Coordenador dos Cursos de Graduação do Instituto de Letras, Chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Vice-diretor do Instituto de Letras, Coordenador do Núcleo de Recursos e Estudos Hispânicos, Coordenador do Núcleo Instituto Confúcio e Diretor do Instituto de Letras. Atualmente é Vice-reitor da Universidade de Brasília.

 

Evaldo Sampaio é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Academic Visitor na Universidade de Oxford (2017-2018). Além de artigos em periódicos especializados e capítulos de livros, publicou Por Que Somos Decadentes? Afirmação e Negação da Vida Segundo Nietzsche (Editora UnB, 2013). Seus interesses atualmente se voltam para a Metafísica e a Filosofia do Conhecimento. Concentra seus estudos na questão da Filosofia como uma Direção Espiritual nos pensadores modernos (prolongando a abordagem proposta por Pierre e Ilsetraut Hadot), problemas de Ontologia a partir da Filosofia de Henri Bergson e as questões acerca da natureza da Matéria nos Sistemas modernos e contemporâneos.

 

Gerson Brea possui graduação (2000) em Filosofia (Magister Artium em Filosofia, Teologia Evangélica e Literatura Alemã Moderna e Contemporânea) e doutorado em Filosofia (2004) pela Universität Augsburg. Desde 2004 é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Atua principalmente nas seguintes áreas: fenomenologia, filosofia existência, ética, política, hermenêutica filosófica. Entre os autores com quem tem trabalhado atualmente destacam-se Karl Jaspers, Edmund Husserl, Martin Heidegger, Hans-Georg Gadamer, Hannah Arendt, Wilhelm Dilthey, Albert Camus, Herbert Marcuse.

 

Marcus Mota é diretor do LADI (Laboratório de Dramaturgia) e professor de Teoria e História do Teatro na Universidade de Brasília. Publicou livros e artigos sobre dramaturgia musical na Antiguidade e é dramaturgo e compositor. Tem publicado diversos artigos ligados ao entrechoque entre as descontinuidades das tradições estéticas na Antiguidade e suas recepções por meio de autores como Platão, Aristóteles, entre outros.

 

Paulo César Nascimento possui graduação e mestrado em História pela Universidade Patrice Lumumba (Rússia, 1980), mestrado em Relações Internacionais e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), e doutorado em Ciência Política pela Columbia University (Nova York, 2002). Atualmente é professor associado 1 do Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB). É também credenciado no Programa de Pós-Graduação em Metafísica (PPGµ) da UnB. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase nos seguintes temas: democracia, teoria política clássica e moderna, nacionalismo e identidade nacional. Coordenador de estudos sobre identidade nacional do grupo de pesquisa CIVES (Conceitos, Identidades e Valores Políticos) do Instituto de Ciência Política da UnB.

 

Pedro Gontijo é  Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UnB. Tem Mestrado em Educação pela UnB e Doutorado em Educação pela UNICAMP. Pesquisa as relações entre Filosofia e Educação e a presença dos dispositivos e discursos sobre Direitos Humanos. Tem foco nas questões colonialistas e identitárias ligada a grupos minoritários e processos educacionais.

 

Priscila Monteiro Borges possui graduação em Comunicação social pela Universidade de Brasília (2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é vice-secretaria geral da International Association for Semiotics Studies (IASS), diretora executiva do CIEP - Centro Internacional de Estudos Peirceanos, professora do PPG-Metafísica - UnB, colaboradora do PPGCOM - UFOP, professora adjunto do curso de Comunicação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: Peirce, semiótica, comunicação, signtree e semiótica aplicada.

 

Rainri Back dos Santos é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Doutor em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a orientação do prof. dr. Marco Casanova. Desenvolve investigações principalmente a partir das seguintes perspectivas: a fenomenologia e, sobretudo, a hermenêutica. Suas pesquisas se desenvolvem sobretudo em torno d o seguinte problema: “A hermenêutica consegue abranger em sua perspectiva a influência das relações de poder sobre a educação, sobre a formação do ser humano?”. 

 

Rogério da Silva Lima é doutor em Semiologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado e foi chefe do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, no biênio 2016-2018. Presidente eleito para gestão 2018-2019 da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. Foi Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, ANPOLL, no biênio 2006-2008. Trabalha com autores e temas tais como: Literatura brasileira, Teoria Literária, Teoria do Texto, Estética, Crítica Literária, Leitura, Cinema, Pós-modernidade, Tecnologia, Cidade, Romance Pós-Moderno e Cibercultura, Literatura e Política, Literatura e Economia. Os autores com que trabalha são Gilberto Freire, Charles Morazé, Edward Said, Peter Sloterdijk, Jacques Derrida, Jean Baudrillard, Jean-Phillipe Toussaint, Michel Houellebecq, Cees Noteboom, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Lima Barreto, Kawabata Yasunari, Vinícius de Moraes, Olavo Bilac, Coelho Neto, Sérgio Buarque de Hollanda, Celso Furtado. 

 

Wanderson Flor é doutor em Bioética e professor adjunto do Departamento de Filosofia da UnB. Pesquisa interfaces da ética e filosofia política por meio das problemáticas envolvendo a subjetividade e os processos de subjetivação. Neste ponto, está interessado nas questões que tangenciam as identidades nacionais e pessoais e se utiliza dos estudos sobre Colonialidade para investigar as influências do pensamento racial na constituição dos discursos sobre Estado e identidade.