O Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília e o Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas estabeleceram um acordo para oferecimento de um Mestrado em Metafísica no interior do Programa de Apoio à Realização de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Interinstitucionais (MINTER). A oferta do Mestrado foi homologada pela CAPES em junho de 2020.

O principal objetivo do Curso de Mestrado Interinstitucional em Metafísica é a consolidação de uma parceria entre a UnB e a UFAM com a intenção de formar quadros e reforçar o corpo docente do departamento de filosofia da UFAM com vista à possível proposta de um APCN na área de Filosofia da CAPES para o futuro, por meio da realização em cooperação de um Curso de Pós-Graduação na área de Filosofia, especializado na produção de conhecimento e na formação de pesquisadores habilitados para a docência no ensino superior, qualificados para atender às atuais demandas de integração dos saberes e com capacidade de inserção internacional. Além disso, o Curso visa oferecer um espaço plural para a formação e troca de conhecimentos acadêmicos e científicos em Metafísica, estimulando o exercício da reflexão e atitude interdisciplinar, do intercâmbio e da transferência de conhecimento com instituições de diversas regiões, com a sociedade e com a comunidade filosófica nacional e internacional. Enfim, o Curso se propõe fortalecer e consolidar os grupos de pesquisa já existentes nas duas Instituições e estimular a criação de redes de cooperação acadêmica, cuja produção científica e tecnológica represente a necessária e pertinente resposta às demandas acadêmicas e sociais das duas regiões envolvidas.

O Curso de Mestrado Interinstitucional visa à formação em nível de pós-graduação de pesquisadores e docentes, sejam aqueles oriundos da área de Filosofia que desejem expandir suas pesquisas pela integração com outros campos disciplinares, sejam de áreas afins conduzidos à Metafísica por seus interesses de estudo. Espera-se que os egressos saibam propor percursos de pesquisa individuais e exercer a docência em ensino superior, bem como que apresentem capacidade para a liderança de grupos e centros de pesquisas nas instituições com que colaboram ou venham a colaborar. Dada a disposição metodológica e didática do Curso, espera-se que os seus egressos estejam habilitados tanto para atuar na área de Filosofia quanto para integrar grupos de pesquisa em áreas afins, sendo que, em ambos os casos, preservem a abordagem inter e multidisciplinar.

O anteprojeto de pesquisa deve se relacionar diretamente a  uma  das  linhas  de  pesquisa  delineadas  do Programa; ter,  no  máximo,  2.000 palavras (sem contar as referências bibliográficas finais); conter (i) título, (ii) resumo de até 200  palavras,  com  até  04  palavras-chave;  (iii)  apresentação  do  tema  e  justificação  do problema; (iv) objetivos gerais e específicos; (v) referências bibliográficas. Os critérios de avaliação dos anteprojetos de pesquisa estão explicitados no item 5.1 do edital.

Além dos professores credenciados no Programa de Pós-Graduação em Metafísica, os seguintes docentes do Depto. de Filosofia da UFAM estarão disponíveis para coorientação:

Aldair Oliveira de Andrade

André Nascimento Pontes

Deodato Ferreira da Costa

Ivanete Pereira

José Alcimar de Oliveira

Maria do Socorro da Silva Jatobá

Marilina Oliveira Bessa Serra Pinto

Nelson Matos de Noronha

Pedro Rodolfo Fernandes da Silva

Valcicléia Pereira da Costa

Confira o Edital de Seleção para ingresso em 2020 e sua Retificação.

Para fazer sua inscrição, acesse o sistema da Universidade de Brasília.

ATENÇÃO: Inscrições prorrogadas até 17.10.2020.

Confira também o Requerimento de Reconsideração ou Recurso em Etapa do Processo Seletivo e a Planilha de pontuação do currículo a ser preenchida pelo candidato.

INSCRIÇÕES RECEBIDAS E HOMOLOGADAS - 20/10/2020

RETIFICAÇÃO DAS INSCRIÇÕES RECEBIDAS E HOMOLOGADAS - 26/10/2020

RESULTADO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA - 26/10/2020

CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO PROVA ORAL - 27/10/2020