O PPGμ oferece, em cada um de seus processos seletivos, até 15 vagas para o Mestrado e até 10 vagas para o Doutorado. As seleções ocorrem duas vezes em cada ano letivo.

Aderimos, orgulhosamente, a Políticas de Acesso Afirmativo. Estão abrangido(a)s pela Política de Acesso Afirmativo o(a)s candidato(a)s que se autodeclararem negro(a)s, pardo(a)s ou indígenas. O PPGμ reserva vagas para a Política de Acesso Afirmativo no percentual de 20% em todas as etapas avaliativas de seus certames.

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA

Mestrado

Se deseja se candidatar a uma vaga no Curso de Mestrado, precisará ter concluído seu curso de graduação plena (em qualquer área) ou estar no último semestre do curso.

Cadastre seu Currículo na Plataforma Lattes. Se já cadastrou seu currículo Lattes, não esqueça de atualizá-lo antes de enviar. Reúna e nos envie também os documentos comprobatórios das atividades acadêmicas registradas em seu currículo, tais como diplomas, certificados, publicações etc.

Vamos pedir a comprovação de que você possui conhecimento intermediário de um dos seguintes Idiomas estrangeiros: inglês, francês, italiano ou alemão. No Edital há uma lista de Diplomas/Certificados/Declarações de proficiência em língua estrangeira que o Programa aceita como comprovação. Caso não possua nenhum destes comprovantes, você terá de fazer, presencialmente, uma Prova de Interpretação e Compreensão de Texto em Língua Inglesa, caso você seja aprovado na primeira fase da seleção.

Queremos saber o que pretende pesquisar conosco. Por isso, prepare um Pré-projeto de pesquisa; algo breve, com no máximo 2000 palavras, sem contar as referências bibliográficas finais.

Será preciso pagar uma taxa de R$ 100,00 para a inscrição. O pagamento é feito por GRU. Veja as instruções de como gerar a GRU no Edital.

Depois de reunir toda a documentação solicitada no Edital de Seleção, envie em formato PDF para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os seguintes documentos:

• Ficha de inscrição
  • Currículo Lattes e documentos comprobatórios
  • Pré-projeto de pesquisa
  • Termo de compromisso
  • Diploma de Graduação (ou declaração de provável formando)
  • Histórico Escolar do Curso de Graduação
  • Documento de Identidade com foto
  • Documento comprovando proficiência em língua estrangeira
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição

Após a tua inscrição ser homologada, o teu pré-projeto aprovado e você comprovar (documentalmente ou por prova) a tua proficiência em língua estrangeira, vamos querer conversar contigo. Por isso realizaremos uma Prova Oral, isto é, uma entrevista que poderá ser realizada aqui na UnB ou à distância se você não puder vir para o Distrito Federal.

Por fim, haverá uma Avaliação de currículo acadêmico, apenas classificatória, na qual a tua trajetória acadêmica será avaliada a partir da análise de teu curriculum lattes e dos documentos comprobatórios que você nos mandou na fase de inscrição.

Doutorado

Se deseja se candidatar a uma vaga no Curso de Doutorado, precisará ter concluído um curso de Mestrado (em qualquer área), ou estar no último semestre do curso de Mestrado, ou já ter concluído um curso de Doutorado (em qualquer área).

Além de seu Currículo na Plataforma Lattes, solicitamos um projeto de pesquisa, com no máximo 4.000 palavras, no qual mostre o seu conhecimento acerca do debate filosófico em um ou mais temas ou problemas da Metafísica e que nos sugira uma contribuição original.

Vamos pedir a comprovação de que você possui conhecimento intermediário em língua inglesa. No Edital há uma lista de Diplomas/Certificados/Declarações de proficiência em língua estrangeira que o Programa aceita como comprovação. Caso não possua nenhum destes comprovantes, você terá de fazer, presencialmente, uma Prova de Interpretação e Compreensão de Texto em Língua Inglesa, caso você seja aprovado na primeira fase da seleção.

Além disso, queremos conhecer os seus trabalhos acadêmicos. Pedimos assim que nos envie no mínimo um e no máximo três artigos e/ou livros (com ISBN ou ISSN) que você já publicou, com ou sem coautoria. Não serão aceitos nem capítulos de livros nem trabalhos como organizador de livros ou coletâneas.

Depois de reunir toda a documentação solicitada no Edital de Seleção, envie em formato PDF para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os seguintes documentos:

• Ficha de inscrição
  • Currículo Lattes e documentos comprobatórios
  • Projeto de pesquisa
  • Termo de compromisso
  • Diploma de Graduação (ou declaração de provável formando)
  • Histórico Escolar do Curso de Graduação
  • Diploma de Mestrado (ou declaração de provável formando)
  • Histórico do Mestrado
  • Diploma e Histórico do Doutorado (se for o caso)
  • Documento de Identidade com foto
  • Documento comprovando proficiência em língua estrangeira (ou declaração de que opta por realizar a Prova de Interpretação e Compreensão de Texto em Língua Inglesa
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição

Após a tua inscrição ser homologada, o teu pré-projeto aprovado e você comprovar (documentalmente ou por prova) a tua proficiência em língua inglesa, vamos querer conversar contigo. Por isso realizaremos uma Prova Oral, isto é, uma entrevista que poderá ser realizada aqui na UnB ou à distância se você não puder vir para o Distrito Federal.

Este Roteiro é apenas um tutorial. Não deixe de ler com cuidado o Edital para ter instruções mais precisas a respeito da seleção.

Para qualquer dúvida, não hesite em nos procurar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..